nina na janela

nina na janela

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

cachorro não é brinquedo


pode parecer bobagem, mas é preciso sim alertar para isso. é cada dia mais comum o pai ou a mãe dizer: ah vou comprar um cachorro pro fulaninho, pra ele brincar. primeiro, não compre, adote. segundo, não se compra cachorro "pro fulaninho brincar". cachorro não é brinquedo. cachorro sente fome, sede, frio, dor. cachorro precisa de cuidados, precisa de responsabilidade. existem pais tão irresponsáveis que dizem: filhinho, toma o rex pra você, agora você tem com quem brincar. e simplesmente deixam a criança lá, com o brinquedo novo! cão precisa de pessoas responsáveis para serem tutores deles. já que os domesticamos, agora temos a responsabiliade de cuidar deles. é assim, e pronto. sem discussão. tenho uma história que é exemplo. um dia uma amiga muito querida me disse:
- acho que vou comprar um dálmata para a fulaninha.
- um dálmata? peguntei.
- é, eles são tão bonitos, tem aquele filme...e a fulaninha adora cachorro. a fulaninha em questão tinha pouco mais de 5 anos de idade.
- você sabe que um cachorro dura uns 15 anos quando é bem tratado, né? e o filhote cresce, como ele vai ficar no seu apartamento? perguntei.
- nossa, 15 anos, tudo isso? ah quando crescer eu vejo, comentou a amiga. 
evidentemente não deixei ela comprar. mas imagina se não fico enchendo o saco? já pensou se a pessoa compra o tal cachorro e dá de brinquedo pra criança? o que seria desse bicho? e assim há muitos por ai. então gente, vamos ter consciência. se você já tem essa consciência, espalhe a mensagem por ai. tomo a liberdade de reproduzir o texto da luciana de carli, que tem uma página no facebook  em homenagem ao cesar millan, meu guru, o encantador de cães: " Atenção! Você que vai dar um cão de presente para o seu filho! Tenha a consciência de que animal não é brinquedo! Eles sentem fome, frio, sede, medo e exigem cuidados de saúde e higiene, carinho e atenção por muitos anos de sua vida. Em compensação, nos trazem alegria, e nos ensinam sobre lealdade e amor incondicionais! Ter um animal, é ter responsabilidade sobre uma vida indefesa e dependente de nós. Você já ensinou seu filho a amar e respeitar os animais, não só com palavras, mas com seu exemplo? Obrigada pela atenção.
Abraços, Luciana De Carli"  

https://www.facebook.com/pages/Cesar-Millan-O-encantador-de-c%C3%A3es/127053587367779

Nenhum comentário:

Postar um comentário