nina na janela

nina na janela

terça-feira, 30 de outubro de 2012

BLOG DA DECA: mais um concurso e uma longa jornada

BLOG DA DECA: mais um concurso e uma longa jornada: mas olha como é a vida. hoje estava ansiosa para pegar o resultado de um concurso literário lá do paraná. e foin, não levei nada. ai um am...

calorzão e a piscina

gente, tá muito calor. se pra nós que não temos uma capa de pelo por cima tá difícil, imagina pra esses pobres peludinhos...acho que já falei aqui antes, cachorro não sua como a gente. eles suam pela língua. e ficam ofegantes quando estão com muito calor. neste período de seca e calor dos infernos é preciso prestar atenção dobrada aos sintomas de incômodo. cachorro desidrata muito rápido. aliás, você sabe como ver se ele tá desidratado? puxe a pele dele. se ela não voltar para o lugar, preocupe-se. sobre o calor, vale deixar o ar condicionado ligado, ou um ventilador, a nina adora deitar em frente a um e ficar aproveitando o ventinho. também vale dar cubos de gelo pro seu bebê. eles vão se refrescar e se divertir. outra dica boa é deixar uma toalha molhada por perto. você pode passar a toalhinha na barriga dele, atrás das orelhas, nas patinhas, e depois deixa a toalha em algum lugar que ele possa deitar em cima. ou se não quiser que deite, deixe por perto. já refresca. também providencie sombra para eles. acho que isso tudo eu já disse, mas vale reforçar. também não esqueça do asfalto quente. pode machucar as pantufinhas. enfim, é repetição mas ando preocupada de verdade. vejo alguns donos sem noção passeando com os bichinho num sol escaldante e não sei se estão tomando o cuidado que se faz necessário. ah, se você tiver uma piscina por perto, dê uma chance ao seu cãozinho. a nina adora dar uma nadadinha. claro, ai vale o cuidado que se tem que ter com excessos - cachorro não tem limite e vai querer brincar ad infinitum dentro dágua. também é preciso ver se o cão não tem medo. vá com calma, não chegue jogando o bicho. com certeza o susto vai afastar seu bebê da água para sempre. não precisa forçar nada. se ele não se sentir à vontade, deixe pra lá. mas se gostar, cuide para não entrar muita água nos ouvidos (se entrar seque bem depois). e tire sempre o cloro do pelo deles, pode fazer muito mal à pele. ah e o fato de ter um "nado estilo cachorrinho", não é coincidência. eles já nascem sabendo nadar. ai vai uma fotinho para mostrar o quanto a nina nem gosta da piscina...

nesse calor eu neeeeem tô gostando dessa piscina...
 

BLOG DA DECA: meu primeiro concurso literário

BLOG DA DECA: meu primeiro concurso literário: este ano resolvi fazer algo diferente: encarar minha carreira de escritora. eu nunca pensei que fosse tão difícil e ao mesmo tempo tão g...

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

cachorro não é brinquedo


pode parecer bobagem, mas é preciso sim alertar para isso. é cada dia mais comum o pai ou a mãe dizer: ah vou comprar um cachorro pro fulaninho, pra ele brincar. primeiro, não compre, adote. segundo, não se compra cachorro "pro fulaninho brincar". cachorro não é brinquedo. cachorro sente fome, sede, frio, dor. cachorro precisa de cuidados, precisa de responsabilidade. existem pais tão irresponsáveis que dizem: filhinho, toma o rex pra você, agora você tem com quem brincar. e simplesmente deixam a criança lá, com o brinquedo novo! cão precisa de pessoas responsáveis para serem tutores deles. já que os domesticamos, agora temos a responsabiliade de cuidar deles. é assim, e pronto. sem discussão. tenho uma história que é exemplo. um dia uma amiga muito querida me disse:
- acho que vou comprar um dálmata para a fulaninha.
- um dálmata? peguntei.
- é, eles são tão bonitos, tem aquele filme...e a fulaninha adora cachorro. a fulaninha em questão tinha pouco mais de 5 anos de idade.
- você sabe que um cachorro dura uns 15 anos quando é bem tratado, né? e o filhote cresce, como ele vai ficar no seu apartamento? perguntei.
- nossa, 15 anos, tudo isso? ah quando crescer eu vejo, comentou a amiga. 
evidentemente não deixei ela comprar. mas imagina se não fico enchendo o saco? já pensou se a pessoa compra o tal cachorro e dá de brinquedo pra criança? o que seria desse bicho? e assim há muitos por ai. então gente, vamos ter consciência. se você já tem essa consciência, espalhe a mensagem por ai. tomo a liberdade de reproduzir o texto da luciana de carli, que tem uma página no facebook  em homenagem ao cesar millan, meu guru, o encantador de cães: " Atenção! Você que vai dar um cão de presente para o seu filho! Tenha a consciência de que animal não é brinquedo! Eles sentem fome, frio, sede, medo e exigem cuidados de saúde e higiene, carinho e atenção por muitos anos de sua vida. Em compensação, nos trazem alegria, e nos ensinam sobre lealdade e amor incondicionais! Ter um animal, é ter responsabilidade sobre uma vida indefesa e dependente de nós. Você já ensinou seu filho a amar e respeitar os animais, não só com palavras, mas com seu exemplo? Obrigada pela atenção.
Abraços, Luciana De Carli"  

https://www.facebook.com/pages/Cesar-Millan-O-encantador-de-c%C3%A3es/127053587367779

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

água para quem precisa

nina, a bagunça e copinho de água...a garrafa caida é só um brinquedinho!!!
todo schnauzer tem uma barbicha que adora ficar manchada. é que eles enfiam aquela barba dentro dos potinhos para beber água e ficam com tudo molhado. fica aquela aparência meio marrom, amarelada. a gente até seca, mas não tem jeito, a água acaba manchando mesmo. a solução que achei para a nina foi dar água num copo. como a boca do copo é menor que as vasilhas, molha menos. ela tem copos espalhados pela casa toda. outra solução para evitar as manchas é aquele bebedouro que sai em pingos. acho muito trabalhoso pro au au, mas há os que se adaptam facilmente. além das manchas na barba, essa raça é mestre em ter problema de rim. pra evitar o pior eu espalho vários potinhos pela casa. não só coloco o copão de água à disposição da bebeinha como também me dou o trabalho de hora em hora oferecer água. a nina já ficou manhosa. às vezes ela tá do ladinho do copo e dá uma choradinha só pra eu pegar o copo pra ela. depois de comer um ossinho é batata: ela vai pedir água. outras vezes do nada ela dá uma choradinha e já sei: água. e quando ela resolve lamber compulsivamente meu pé, é que tá com sede. ficam as dicas e o mais importante: nunca deixe seu animalzinho sentir sede. o organismo deles é mais acelerado que o nosso, qualquer desidratação é mais rápida e mais dolorosa. troque a água sempre, deixe fresquinha. nessa seca que tá em brasília, e calor, é sempre bom reforçar a hidratação. uma dica legal é: dê um gelo pra ele. tipo, faça uma brincadeira antes, eu sempre fico perguntando: o que é isso nina? o que é isso? ai ela já fica interessada. faça ele ter esse interesse pelo gelo e dê um cubinho. ele vai se divertir, passar o tempo e ainda se hidratar. não vale dar picolé nem sorvete. tem açúcar que não faz bem, nem pra saúde, nem pros dentes. outro lembrete é que vale deixar um umidificador por perto. eles sentem o clima tanto quanto a gente. e se seu cãozinho fica na rua, certifique-se que tenha sombra e aguinha fresca. ah, se tiver oportunidade de dar água para os cães de rua, dê. é pouco, mas para eles é uma benção. ninguém merece ficar bebendo água de esgoto, ou nenhuma.



quinta-feira, 4 de outubro de 2012

dia dos animais

hoje é dia de São Francisco, o santo protetor dos animais. por isso muita gente diz que também é dia dos animais. e eu vou copiar um texto publicado no facebook, de um amigo muito querido, avô da minha bebeinha, o apresentador da tv record luiz carlos braga. obrigada.  
"Algumas vezes a gente se sente cansado de tanta coisa ruim a nossa volta.... Gente precisando de ajuda, crianças a espera da boa vontade do poder público para viver, animais torturados e mortos....aí faltam as palavras para expressar o que sentimos.... Por isso, com licença da minha amiga Eliane Zenetti, vou usar um texto dela, publicado outro dia aqui no FB... não é uma briga com Deus, mas um pedido de socorro pela vida!: "Hoje, me desculpem os muitos religiosos, mas eu queria que Deus fizesse uma revisão de texto na Biblia e na parte onde Cristo virá e arrebatará os justos e mansos de coração... que ele trocasse por:
E Lucifer vira e levará seus representantes do mau que estão na terra. Por que aí ia muito mais gente embora e a gente se livrava dessas pesssoas que fazem o que fazem de maldade sem nada acontecer a elas. O mundo está pertencendo aos ruins e isso tá muito errado, o fim do mundo tá longe e se continuar assim Jesus virá e voltara sozinho para os céus".


terça-feira, 2 de outubro de 2012

leishmaniose: vamos prevenir?


olha a cara da nina de quem a-do-rou a coleira nova! sinto muito filhota, mas é um mal necessário. esta é a coleira scalibor. prevenção contra a maldita leischmaniose. aviso mais uma vez NÃO SOU VETERINÁRIA, nem ganho pra fazer propaganda de ninguém. mas já que tenho o blog me sinto na obrigação de alertar mamães e papais sobre o perigo da doença. existe muita informação por ai sobre como se pega, quais os sintomas e tal. aqui só quero dar a dica de que a prevenção é a melhor solução. depois, o tratamento é demorado e o bichinho vai ter que tomar remédio pro resto da vida. dicas: coloque a coleira que espanta o mosquito palha, se der alergia procure o veterinário, a nina graças a deus não teve problema; ande com seu cão em horários de pouco mosquito (aqui em brasília antes das 17h) e procure manter sempre tudo limpo pra porra do mosquito não se proliferar. onde eu moro tá difícil, o governo de merda que nós temos faz as coisas pela metade, ou seja, os garis varrem as folhas mas deixam os montinhos espalhados pelo campo esperando que outra equipe recolha. só que a equipe que recolhe os montinhos de folha não trabalha regularmente. resumindo, tá uma merda essa sujeira. e reclama com quem?  o mato cresce, as folhas se espalham... enfim, procure andar em lugares mais limpos. ah, também vale o alerta de manter também sua casa longe de mosquitos, ai vale vela de citronela, desinfetantes e o que mais você quiser usar. é bom lembrar que o governo quer matar seu bichinho antes mesmo de dar tratamento. e o sacrifício do animal infectado CIENTIFICAMENTE PROVADO é a última das opções. serve apenas quando todo tratamento já foi feito e o bichinho começa a sofrer. antes disso tem a coleira, a vacina e o tratamento. sobre a vacina contra a leishmaniose, ela se chama leishmune, neste site aqui você acha todas as explicações http://www.leishmune.com.br/ é preciso ter cuidado porque são três doses, não adianta dar duas ou uma só. sobre o tratamento, no brasil o governo não reconhece os remédios usados na europa e ainda proibe o uso de medicamentos da linha humana em cães. há informações que esta proibição está sendo questionada judicialmente enquanto isso, temos que importar o remédio. e ele é vendido na espanha e itália, se chama milteforan, do laboratório virbac. existem vários sites por ai com experiências positivas no tratamento da doença. enfim, meu grito hoje é : PREVINA-SE. e deixa eu ir lá que minha meNina tá louca por um passeio. fui.