nina na janela

nina na janela

quarta-feira, 11 de julho de 2012

lambidas, lambidas

cachorro lambe. parece uma coisa idiota de dizer, mas tem gente que parece não saber disso e nem suporta as lambidas...mas ele lambe. e por que lambe? não sou veterinária, já falei isso antes, pelo que pude observar em meus cães, eles lambem as patinhas quando estão com calor (cachorro não tem suor, na verdade a maneira de suar é pela língua, quando ele está com muito calor fica babando...lamber as patas daria uma esfriada no corpo). já ouvi dizer que cachorro lambe pra sentir o gostinho das coisas que você trouxe da rua - já viu quando você chega em casa e ele não pára de te lamber? seria uma maneira de conhecer novas aventuras. nunca acreditei muito nisso. os cães se lambem numa matilha. quando filhotes seria uma maneira de conhecer os irmãos. também seria uma forma de submissão. eles se lambem quando sentem alguma coceira, quanto têm feridas...e os cães nos lambem em sinal de carinho, de submissão e de higienização (sim, seria a maneira que ele conhece de nos ajudar a ficar limpos) . a minha meNina me lambe por vários motivos, entre eles, pra me dizer que está com sede. duas ou três lambidas na minha mão significam que ela quer água. me lambe e morde os pés quando chego em casa, uma maneira de me dizer que tá puta por eu ter ficado tanto tempo fora, longe dela. e fica me lambendo do nada. ai eu não gosto. pra tirar essa mania dela (que também ficava lambendo o pé do pai dela, compulsivamente) foi fácil. fiz assim: quando começava a lamber, afastava ela e dizia não. váááárias vezes, toda a vez que ela fazia, afastava e dizia não. ou fazia o ssshhhh. agora quando ela começa, basta eu dar o sinal que ela para. às vezes a safadinha para de lamber e deixa só a língua parada, mas colada na minha pele. e me olhando. chega a ser engraçado...mas uma vez que você deixou, não confunda o coitado do cachorro. pode ou não pode? se for pra proibir, proibe de verdade. e não precisa gritar, bater, descontar frustrações, basta empurrar e dizer não. ele vai entender. a Nina também me lambe quando estou cozinhando...ela me acompanha na cozinha. fica sentadinha prestando atenção em tudo e de vez enquando dá uma lambidinha pra dizer: tô aqui. mas preste atenção se o seu cão lamber demais. se ele se lamber em excesso pode estar com algum problema. ou de pele, ou de temperatura, ou de carência. vale levar a um veterinário. de tanto ele se lamber pode se machucar (a lambida tira muita coisa da pele, e pode criar feridas inclusive , a língua é áspera e ácida). e se ele estiver lambendo você em excesso também fique atento, ele não é tão carinhoso assim, pode estar sentindo solidão, carência ou pode estar tentando te dizer alguma coisa. PRESTE ATENÇÃO nos sinais. e deixe uma lambidinha de vez enquando, é um carinho bem gostoso. garanto.

nina na cozinha: me dá uma lambidinha pra dizer que tá ali. companheira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário