nina na janela

nina na janela

terça-feira, 31 de julho de 2012

CONVITE: ENCONTRO DE VIRA-LATAS


terça-feira, 24 de julho de 2012

denúncia tira perfil de filho da puta do face

um idiota filho de uma puta postou no facebook uma coisa horrenda defendendo maus tratos com pit bulls. tá sem perfil agora. corno, vagabundo. enfim, não vou perder meu tempo xingando. quero aqui agradecer de coração aos amigos que me avisaram e aos amigos jornalistas que levaram minha denúncia adiante e fizeram um excelente trabalho. muito obrigada aos companheiros do r7. foi tudo muito rápido e muito bem feito. é assim que se contrói um mundo melhor, colocando a boca no trombone, se indignando, indo atrás. estou orgulhosa de nós. uma pena que entre seres "umanos" ainda existam filhos da puta idiotas que defendem a morte de pitt bulls, mas o mundo vai mudar, temos que ter esperança e nunca, nunca perder a fé. obrigada de coração a companheira roberta, redatora executiva do r7 de brasília , aos amigos do gato bom brasília e a todos que se indignaram e conseguiram pelo menos tirar do ar aquela barbaridade. obrigada a todos e vamos em frente, sem nunca perder a esperança. o filho da puta  ainda está por ai, impune, mas com certeza sentindo as consequências do mundo, porque acredito que aqui é assim: a gente faz e aqui mesmo a gente paga. ele há de receber  o castigo que merece. enquanto isso, vamos fazendo nossa parte. INDIGNAÇÃO JÁ! 

http://noticias.r7.com/cidades/noticias/usuario-gera-polemica-ao-propor-tortura-e-morte-de-pit-bulls-no-facebook-20120724.html

quarta-feira, 11 de julho de 2012

lambidas, lambidas

cachorro lambe. parece uma coisa idiota de dizer, mas tem gente que parece não saber disso e nem suporta as lambidas...mas ele lambe. e por que lambe? não sou veterinária, já falei isso antes, pelo que pude observar em meus cães, eles lambem as patinhas quando estão com calor (cachorro não tem suor, na verdade a maneira de suar é pela língua, quando ele está com muito calor fica babando...lamber as patas daria uma esfriada no corpo). já ouvi dizer que cachorro lambe pra sentir o gostinho das coisas que você trouxe da rua - já viu quando você chega em casa e ele não pára de te lamber? seria uma maneira de conhecer novas aventuras. nunca acreditei muito nisso. os cães se lambem numa matilha. quando filhotes seria uma maneira de conhecer os irmãos. também seria uma forma de submissão. eles se lambem quando sentem alguma coceira, quanto têm feridas...e os cães nos lambem em sinal de carinho, de submissão e de higienização (sim, seria a maneira que ele conhece de nos ajudar a ficar limpos) . a minha meNina me lambe por vários motivos, entre eles, pra me dizer que está com sede. duas ou três lambidas na minha mão significam que ela quer água. me lambe e morde os pés quando chego em casa, uma maneira de me dizer que tá puta por eu ter ficado tanto tempo fora, longe dela. e fica me lambendo do nada. ai eu não gosto. pra tirar essa mania dela (que também ficava lambendo o pé do pai dela, compulsivamente) foi fácil. fiz assim: quando começava a lamber, afastava ela e dizia não. váááárias vezes, toda a vez que ela fazia, afastava e dizia não. ou fazia o ssshhhh. agora quando ela começa, basta eu dar o sinal que ela para. às vezes a safadinha para de lamber e deixa só a língua parada, mas colada na minha pele. e me olhando. chega a ser engraçado...mas uma vez que você deixou, não confunda o coitado do cachorro. pode ou não pode? se for pra proibir, proibe de verdade. e não precisa gritar, bater, descontar frustrações, basta empurrar e dizer não. ele vai entender. a Nina também me lambe quando estou cozinhando...ela me acompanha na cozinha. fica sentadinha prestando atenção em tudo e de vez enquando dá uma lambidinha pra dizer: tô aqui. mas preste atenção se o seu cão lamber demais. se ele se lamber em excesso pode estar com algum problema. ou de pele, ou de temperatura, ou de carência. vale levar a um veterinário. de tanto ele se lamber pode se machucar (a lambida tira muita coisa da pele, e pode criar feridas inclusive , a língua é áspera e ácida). e se ele estiver lambendo você em excesso também fique atento, ele não é tão carinhoso assim, pode estar sentindo solidão, carência ou pode estar tentando te dizer alguma coisa. PRESTE ATENÇÃO nos sinais. e deixe uma lambidinha de vez enquando, é um carinho bem gostoso. garanto.

nina na cozinha: me dá uma lambidinha pra dizer que tá ali. companheira.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

cães e fogos de artifício - o que fazer?

essa história de fogos de artifício realmente é um caso sério. os bichinhos ficam mesmo com medo, alguns enlouquecem e saem correndo, outros se escondem em qualquer lugar.
a nina fica tremendo. ficava. aprendi assim: quando começam os fogos, fecho tudo, a casa, as janelas, e converso com ela. chamo pra brincar, jogo bolinha, distraio dos barulhos. a dica é: quando começarem os foguetes pro cão tem que ser sinônimo de alegria. sei que alguns cães não se convencem e fogem mesmo assim. ai você precisa de toda a paciência do mundo e nunca, nunca, NUNCA brigar ou gritar com ele nesse momento. ele não sabe porque você resolveu brigar com ele justamente num momento de tanto medo ou euforia. mesmo que ele faça xixi de medo. NÃO BRIGUE. deixe ele em um lugar seguro, dentro de casa, ou no canil, mas onde ele se sinta seguro (vale embaixo da cama, dentro do armário). não corra atrás, nem grite, nem atice, nem provoque. não esqueça que o ouvido dele é muito mais apurado que o nosso e ele não tem ideia do que é um jogo de futebol. 
se ele sair correndo, chame em tom normal, não precisa gritar desesperadamente. também não precisa dar muuuuito carinho, colo, muita proteção porque ele vai achar que está certo sentir medo. se ele estiver solto onde tem muito foguete e fogos e aqueles malditos estalinhos, cuidado em dobro. seu cão pode achar tudo interessante e ir cheirar na pior hora, ou ainda morder uma bombinha e ai o estrago é grande. também não deixe muito perto de irresponsáveis e crianças, essas pessoas não têm noção do perigo às vezes querem "brincar" com seu bebê. o que pode piorar a situação. 
tem um outro método que me ensinaram que é gravar barulhos de foguetes e fogos, e aos poucos ir colocando pra ele ouvir, comece bem baixinho, deixe um tempo. depois repita, até que ele não ache estranho aquela zoeira toda. demora, é preciso ter paciência. com a nina eu uso a dica de brincar , essa dica da gravação não foi necessária.
quando dá pra fechar a casa, fecho, quando estamos em um local visitando, apenas trago ela pra perto de mim e converso com ela. não pego no colo, mas vou pra um lugar mais silencioso. ela só vai pro colo quando é inevitável. mas o importante é seu bebê saber que com você ele tá seguro. ele precisa saber sempre que estar com você é o melhor negócio. e se ele fica no seu pátio, neste momento, cuide pra ele ter uma caminha, um lugarzinho dele bem aconchegante e cuide pra não ter portão aberto, buracos na cerca, ou qualquer cantinho pra fugir. 
preveja os fogos. tem jogo? vai ter barulho. é natal? reveillon? vai ter confusão. evite ao máximo o susto. um sustão muitas vezes leva  o cachorro a sair correndo e ai, um abraço, com medo ele vai ao infinito e além. mooooooorrro de pena de cachorrinho de rua, abandonado. se num dia ruim, com muitos fogos, com muita zoeira, você encontrar um, só naquele dia, só naquele momento, dê um lar temporário pra ele. pelo menos uma vez na vida ele não vai sentir medo nem se sentir tão acuado. 
e não esqueça, sempre, sempre, sempre: todo cuidado é pouco.